AS MULHERES E OS NEGÓCIOS

Por Leyla Nascimento*

Entre prós e contras, e alheio a qualquer opinião, o calendário avisa que, oficialmente, hoje é o Dia Internacional da Mulher. Há os que acreditam que, quando o mundo alcançar a igualdade de gênero, não haverá mais necessidade de comemorar a data; há quem defenda que, até lá, a celebração serve como um alerta de que ainda há muito a fazer; e, ainda, uma terceira vertente entende haver grandes conquistas para festejar o dia.

De fato, há. No Brasil, pela primeira vez temos uma mulher na presidência, o que, descontando as divergências político-partidárias, mostra ser um avanço. A participação feminina na gestão do mundo corporativo também vem favorecendo o ambiente organizacional e as tomadas de decisão ganharam atributos de sensibilidade, inteligência emocional e pensamento sistêmico e multifacetado, características predominantemente femininas.

Tudo isso faz parte de mudanças ainda em curso na nossa cultura. Foi preciso vencer as barreiras de que certas profissões eram exclusivamente masculinas e de que política e economia eram “assunto de homem”. Isso vem mudando radicalmente com a maior participação das mulheres quebrando tabus.

Entretanto, uma pesquisa recente da consultoria Grant Thornton mostrou que, no Brasil, as mulheres estão perdendo espaço na linha de frente das empresas: em 2007, 42% dos cargos de liderança eram ocupados por profissionais do sexo feminino, colocando o país em 2º lugar no ranking mundial; em 2009, caímos para o 10º (29%) e, em 2011, para o 21º (24%), entre 39 países. Ainda que estejamos acima da média mundial, de 20%, esse pode ser o sinal de que não podemos esmorecer na crença de que a equidade anda lado a lado com o desenvolvimento de uma nação.

*Leyla Nascimento, presidente da ABRH-Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s